Às vezes é considerado um elemento prejudicial à saúde, mas é essencial para desempenhar funções essenciais no organismo, especialmente no sistema imunitário. Os minerais são importantes para o seu corpo e para se manter saudável. O organismo utiliza-os para muitas funções diferentes. Um dos mais importantes é o cloreto de sódio, mais conhecido como sal comum.
Este mineral, que por vezes é associado a um elemento prejudicial para a saúde, é essencial para desempenhar funções essenciais no organismo, sobretudo no sistema imunitário. O sal sódico regula e controla o equilíbrio entre líquidos e eletrólitos, evitando a desidratação ou a hiperidratação. Também é útil para as contrações musculares e no transporte de nutrientes através da membrana celular, sendo fundamental no metabolismo.
A falta de sal pode provocar queda de tensão, fadiga, cansaço e falhas no sistema nervoso. Alguns dos alimentos que mais contêm sódio são a beterraba, o queijo, os enchidos ou o aipo. Tudo em excesso é mau e consumir muito sal a longo prazo pode causar hipertensão, retenção de líquidos, gastrite, úlceras no estômago ou osteoporose.
