Cada vez temos mais dispositivos tecnológicos ligados à Internet em nossa casa. É o caso, por exemplo, das televisões, dos tablets, dos robôs aspiradores e até das lâmpadas. Mas não são os únicos. Existe um pequeno e muito útil gadget que pode colocar nas suas tomadas e que lhe vai proporcionar uma poupança na conta da luz. Trata-se das tomadas inteligentes. São dispositivos que se ligam diretamente à tomada habitual e permitem controlar remotamente os eletrodomésticos ou outros aparelhos que se liguem a ela. Comunica diretamente com uma aplicação móvel através do wifi ou do bluetooth, o que permite, de forma simples, ligar ou desligar os aparelhos, programar horários ou, acima de tudo, monitorizar o consumo de energia.
A instalação não pode ser mais simples. Basta ligar o dispositivo à corrente na parede, associar a aplicação ao wifi e, em seguida, basta ligar o eletrodoméstico a controlar. Um processo rápido e fácil que permitirá utilizar os dispositivos de forma eficiente em qualquer momento, graças ao controlo a partir do telemóvel. Ao poder programar e automatizar todos esses elementos da casa, a poupança na conta de eletricidade pode ser notável. Na verdade, poderá controlá-los mesmo quando estiver de férias, simplesmente abrindo a aplicação no telemóvel.
Quanto custa uma tomada inteligente
Certamente você se pergunta quanto pode custar uma tomada inteligente. A verdade é que se trata de um gadget muito econômico que não representará um grande gasto para o seu bolso. Embora, logicamente, existam opções para todos os gostos, como regra geral, uma básica e prática não custará mais do que 8 ou 10 euros, por isso não é difícil incorporá-la à sua casa.
