Higiene a partir dos 65 anos: esta é a frequência ideal de banho para se manter saudável… e não é uma vez por dia

A partir dos 65 anos, a pele apresenta alterações, algumas mais visíveis do que outras, pelo que é fundamental encontrar uma rotina adequada de limpeza e cuidados para manter o bem-estar na terceira idade, sem lavar em excesso, o que causa secura e irritação, e alcançando um equilíbrio ideal para a pele. A primeira coisa a saber a este respeito é que a pele, a partir dos 60 ou 65 anos de idade, perde elasticidade, além de se tornar mais fina e sensível às mudanças. É por isso que lavar-se com frequência pode causar secura, ao mesmo tempo que lavar-se com pouca frequência pode provocar irritação e desconforto na pele. Então, o que fazer para encontrar o equilíbrio e proteger a barreira cutânea? Adaptar a rotina de lavagem e cuidados à nossa pele.

Frequência ideal de banhos

De acordo com o meio de comunicação francês especializado Le Coudrier, que faz referência a um estudo citado pelo INSERM, tomar banho a cada dois dias é suficiente para manter o corpo limpo, sendo esta a rotina perfeita para manter a suavidade da pele, reduzindo a fadiga associada ao excesso de lavagem diária, sobretudo se forem utilizados géis e sabonetes com aromas e produtos que não são naturais.

De facto, de acordo com o referido meio de comunicação, a lavagem frequente, ou seja, lavar-se todos os dias, dissolve os lípidos protetores da pele, o que pode causar tensão, vermelhidão e comichão nas pernas e nos braços. Uma rotina moderada reduz estas reações e ajuda a manter a elasticidade e o conforto ao longo das estações, pelo que um duche a cada dois dias pode ser suficiente.

Combine com outros cuidados

Este banho a cada dois dias pode ser combinado com alguns passos a seguir nos dias em que não se toma um banho completo. Basta lavar bem o rosto, as axilas e a zona íntima, embora também seja possível tomar um banho completo com água, sem o uso de sabonetes e géis.

Além disso, nunca se deve esquecer de lavar as mãos com frequência, lavar e trocar de roupa regularmente, trocar os lençóis e a roupa de cama uma vez por semana e manter os cômodos da casa bem ventilados.

Por último, é preciso ter sempre em conta que estas rotinas de higiene pessoal são gerais e o melhor é adaptar a rotina à nossa vida diária. Por exemplo, uma pessoa que faz desporto todas as manhãs é mais normal que tome banho diariamente, ao mesmo tempo que a limpeza da casa é mais importante, por exemplo, no caso de viver com animais de estimação.

Em resumo, tal como indicado pelo referido meio de comunicação, uma lavagem completa diária dá uma impressão duradoura de limpeza, mas agrava a secura da pele, enquanto lavar-se a cada dois dias oferece um equilíbrio entre conforto e proteção. A pior opção é uma lavagem semanal, que aumenta o risco de infeções e odores desagradáveis.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social