Quase todo mundo acredita que a máquina de lavar louça é um eletrodoméstico que não requer limpeza interna, pois está constantemente em contato com sabão e água. No entanto, isso é um grave erro que não só causará maus odores, mas também reduzirá consideravelmente sua vida útil. No interior da máquina de lavar louça acumulam-se restos de comida, sabão, calcário e outros resíduos que, com o passar dos dias e a humidade interior, geram odores muito desagradáveis, além de poderem obstruir os condutos, piorando a limpeza dos utensílios e podendo causar avarias graves.
Por isso, realizar limpezas profundas, pelo menos uma vez por mês (embora dependa da frequência de utilização da máquina de lavar louça, podendo ser realizada com mais frequência) eliminará todos os resíduos e desinfetará o interior para que funcione corretamente.
1. Os produtos não são suficientes
Existem muitos produtos para a limpeza interior da máquina de lavar louça, no entanto, não são suficientes para uma limpeza adequada, uma vez que todos esses resíduos que não vemos, mas que aos poucos se solidificam no interior (causando odores e problemas de funcionamento), só serão eliminados através de uma limpeza com esfregão.
Por isso, apesar de serem boas alternativas para o dia a dia, os produtos para limpar a máquina de lavar louça não podem substituir uma limpeza manual, pois é a única forma de garantir que ela fique nas melhores condições possíveis.
2. Retiraremos todos os elementos
Portanto, a primeira coisa que devemos fazer é retirar todos os elementos que a nossa máquina de lavar louça nos permitir, especialmente o filtro (a peça mostrada na imagem), pois é um dos que mais resíduos podem acumular no seu interior.
Além de retirar o filtro, retiraremos também as pás e os cestos (bem como as borrachas, se houver), para poder proceder à limpeza destes elementos com a esponja na pia: com a ajuda da esponja e do sabão para pratos, limparemos um a um cada elemento, removendo todos os resíduos incrustados.

Se não conseguirmos chegar a todos os cantos, o mais aconselhável é combinar a esponja com uma escova pequena, que alcance os pontos que a esponja não consegue alcançar.
Depois de limpar estes elementos, deixe-os secar enquanto prossegue com a limpeza do interior do eletrodoméstico.
3. Usamos novamente a esponja
Com a mesma esponja que usamos para limpar na pia os elementos que retiramos da máquina de lavar louça, procedemos à limpeza do interior. Com sabão para louça e um pouco de paciência, revisamos todas as superfícies e orifícios, com ênfase nas áreas onde observamos resíduos que podem estar a gerar maus odores.
Com um pano humedecido em água, removeremos todo o excesso de produto que possa ter ficado após a limpeza e voltaremos a limpar com a esponja se considerarmos que ainda não ficou suficientemente limpo e livre de resíduos.
4. Sal e abrilhantador
Por fim, voltaremos a colocar tudo no seu lugar e aplicaremos sal para máquina de lavar louça e abrilhantador, para depois colocar um ciclo curto (sem introduzir nenhum utensílio).
Quando a lavagem terminar, a máquina de lavar louça estará completamente limpa e em ótimas condições para continuar a funcionar como deve ser.
