Metas ambiciosas, parcerias público-privadas e soluções baseadas na ciência impulsionam um modelo produtivo mais circular e com baixas emissões de carbono Há alguns anos, a indústria do plástico vem passando por uma transformação em que a sustentabilidade se tornou o eixo central. Na , a reciclagem de plásticos quintuplicou nos últimos 20 anos.
De acordo com o Relatório Ecoplas & Opinaia 2025, 44% dos argentinos consideram que a característica mais valiosa do plástico reside na sua capacidade de ser reciclado e reutilizado, enquanto 52% solicitam que a reciclagem desses materiais faça parte dos conteúdos essenciais. A possibilidade de transformar o plástico em soluções inovadoras tem um impacto direto em todos os setores: a sua baixa densidade reduz as emissões e otimiza o uso de energia, e a sua durabilidade prolonga a vida útil dos produtos, permitindo a economia de recursos. A constante evolução tecnológica e a reciclagem posicionam o plástico como um recurso valioso para avançar em direção a uma economia circular e de consumo responsável. As suas aplicações cotidianas mais notórias incluem a preservação de alimentos e a sua contribuição no campo da saúde, entre outros benefícios.
A economia circular e a descarbonização marcam o rumo e, nesse contexto, a Dow define a sua estratégia por meio de iniciativas colaborativas e inovação tecnológica. O objetivo desta empresa de ciência de materiais e soluções para embalagens é reduzir o impacto ambiental e fortalecer modelos que priorizem a reciclagem e a reutilização, tanto na como em toda a região.

Metas de sustentabilidade com impacto global
A Dow contempla três objetivos que buscam alinhar a indústria com os desafios ambientais atuais a nível global.
- Reduzir significativamente as emissões líquidas de carbono nos próximos anos, avançando para uma indústria mais limpa e responsável.
- Transformar grandes volumes de resíduos plásticos e outras matérias-primas alternativas em soluções renováveis e circulares, promovendo a inovação.
- Conseguir que todos os produtos de embalagem comercializados sejam reutilizados ou reciclados a médio prazo, impulsionando uma economia circular e sustentável.
Esses compromissos coincidem com a crescente demanda por regulamentações e expectativas sociais mais rigorosas em torno da gestão de resíduos.
Colaborações para a circularidade
Um eixo fundamental da estratégia da Dow na é a colaboração com a Benito Roggio Ambiental (BRa), a principal empresa nacional de gestão de resíduos. Em março de 2025, ambas as empresas assinaram um acordo para analisar a viabilidade de transformar mais de 500 quilotoneladas anuais de resíduos plásticos pós-consumo em produtos circulares.
O modelo baseia-se na reciclagem mecânica em grande escala e busca replicabilidade em outras cidades. Uma investigação da organização Delterra apoia o alcance e o potencial desta iniciativa.
Como líder na produção de polietileno na , a Dow soma a sua experiência técnica para potencializar a recolha e a reciclagem, em coordenação com as capacidades operacionais da BRa e a colaboração com cooperativas urbanas. A abordagem inclui o redesenho de produtos para reciclagem, a adoção de tecnologias de recuperação e a integração de atores sociais na cadeia de valor.
O investimento em infraestrutura e a promoção de marcos regulatórios eficientes são essenciais para o desenvolvimento de modelos de gestão de resíduos que favoreçam uma economia circular, competitiva e sustentável, tanto a nível nacional como regional. Assim, busca-se contribuir para a redução das emissões de CO₂ e do impacto ambiental.
Ecossistema de materiais e transição justa
A transição do modelo linear para um circular exige uma gestão integral dos resíduos plásticos. A Dow impulsiona a inovação e a colaboração em toda a cadeia de valor, com o objetivo de aumentar a recolha, a classificação e a reciclagem, e desenvolver mercados para o plástico reciclado.
A reciclagem inclusiva ocupa um lugar central: a empresa reconhece os recicladores informais como atores fundamentais e promove iniciativas que melhoram as suas condições de trabalho, integração e reconhecimento económico e social. O trabalho em conjunto com cooperativas, ONGs e governos busca incorporar os recicladores ao sistema formal, facilitar o acesso a ferramentas e garantir uma remuneração justa.
Inovação em reciclagem e desenvolvimento de novos materiais

A inovação tecnológica é o motor que permite criar soluções de alto desempenho com menor impacto ambiental. A Dow impulsiona o design de produtos que priorizam a redução, reutilização e reciclabilidade, mantendo os padrões técnicos exigidos pelo mercado. Além disso, colabora com governos, universidades e organizações não governamentais para desenvolver alternativas como embalagens e invólucros projetados para serem reciclados ou com conteúdo de material reciclado pós-consumo.
Entre as iniciativas mais relevantes estão soluções que integram a reciclagem mecânica, por meio de resinas recicladas pós-consumo e embalagens pensadas desde a origem para sua posterior recuperação. Essas inovações facilitam a adaptação a regulamentações como a lei REP (Lei de Responsabilidade Estendida do Produtor), além de responder às demandas dos consumidores e da indústria.
Resinas recicladas e valor partilhado
A linha REVOLOOP representa o esforço da Dow para transformar plásticos em recursos valiosos. Trata-se de uma gama de resinas recicladas pós-consumo destinadas a aplicações em embalagens flexíveis e rígidas, cabos e outros usos industriais. O seu portfólio inclui mais de 10 resinas recicladas pós-consumo (PCR) produzidas e disponíveis em toda a América Latina. Vale ressaltar que os produtos possuem certificações como a GreenCircle para a América Latina e validações técnicas e toxicológicas que garantem a sua segurança e desempenho.
A Dow acredita que a inovação e a colaboração são as forças motrizes que transformam resíduos em recursos. A colaboração com empresas como a Mastellone Hnos. (La Serenísima) permitiu desenvolver um filme termorretrátil para embalagens de leite que utiliza 20% de conteúdo reciclado pós-consumo com resinas REVOLOOP. Da mesma forma, a aliança com a Celomat e a Unilever possibilitou embalagens flexíveis com 30% desse material reciclado para produtos de limpeza doméstica, de acordo com dados da Dow.
Ciência, experiência e colaboração para acelerar a inovação
Pack Studios é uma plataforma colaborativa criada pela Dow, orientada a conectar toda a cadeia de valor para acelerar o desenvolvimento de soluções de embalagem mais sustentáveis. Através de laboratórios e espaços de trabalho partilhados, a plataforma liga marcas, designers, fabricantes e especialistas em materiais para resolver desafios de reciclabilidade e explorar novas técnicas e materiais.
