A China descobriu o maior depósito de ouro em 76 anos: 1.440 toneladas avaliadas em 166.000 milhões de euros

A China confirmou a descoberta de 1.440 toneladas de ouro na província de Liaoning, uma reserva que ultrapassa os 166 mil milhões de euros ao valor atual do ouro. O depósito Dadonggou é a maior descoberta de ouro desde 1949 e uma das mais importantes a nível mundial em termos de volume O projeto ficou a cargo do Grupo Geológico e Mineiro de Liaoning, que mobilizou cerca de mil profissionais para concluir o estudo e a exploração em apenas 15 meses. O Ministério de Recursos Naturais da China classificou o jazigo como «ultragrande» e de baixa ley, o que indica uma concentração média de 0,56 gramas de ouro por tonelada de minério extraído

A descoberta do jazigo Dadonggou

O jazigo Dadonggou está localizado no leste de Liaoning, embora as autoridades não tenham revelado a sua localização exata por motivos estratégicos. De acordo com dados oficiais, o local abriga 2,586 milhões de toneladas de minério, cuja pureza de 0,56 gramas se traduz em 1.444 toneladas de ouro. Esta informação já passou pela avaliação económica para uma futura exploração.

Local de operações de perfuração na mina de ouro de Dadonggou, província de Liaoning, nordeste da China. Foto: Ministério de Recursos Naturais

De acordo com o Ministério chinês, a investigação incluiu estudos do subsolo e análises avançadas das veias. Esta descoberta vem somar-se a uma série de descobertas importantes que a China fez nos últimos anos, como o depósito de 1.000 toneladas em Hunan e outro de 40 toneladas em Gansu, ambos registados em 2024.

A procura e o preço do ouro aumentaram

A descoberta surge num contexto de crescente interesse pelo ouro a nível global. Só em 2024, o preço do metal aumentou mais de 50 %, impulsionado pela incerteza económica, pela inflação e pelas compras dos bancos centrais nas economias emergentes. Neste cenário, o ouro consolidou-se como um ativo refúgio para preservar o valor face à volatilidade dos mercados.

A China não só aumentou a sua produção, atingindo 377,24 toneladas em 2024, como também registou um forte aumento no consumo interno. De acordo com dados oficiais, a demanda nacional atingiu 985,31 toneladas, com um crescimento de 24% na compra de barras e moedas. Essa tendência reflete o interesse da classe média chinesa em proteger seu patrimônio em meio a um cenário econômico incerto.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social