A descoberta do milénio | Descoberto rio com toneladas de ouro, e tudo pertence a um único país

Esta é uma descoberta sem precedentes na história deste mineral. Lá, o ouro corre na água. No norte de Espanha, uma surpreendente descoberta colocou novamente em destaque uma pequena aldeia: um rio cheio de ouro, que marcou um ponto de viragem na sua história. Esta descoberta não é uma lembrança do passado, mas demonstra que a riqueza do ouro ainda está viva nesta região e continua a despertar o interesse de investigadores e curiosos. Nalvez, uma aldeia localizada no centro das Astúrias, dedica-se à extração de ouro no rio, o que é uma tradição histórica antiga. Trata-se de uma técnica manual de extração de ouro dos sedimentos fluviais, utilizando uma calha para separar os materiais pesados dos mais leves.

Inédito: ouro no fundo do rio

O ouro encontrado no rio Nalwegas provém de sedimentos fluviais. Estes formaram-se há milhões de anos na parte ocidental das Astúrias. As rochas encontradas no subsolo desta zona contêm pequenas quantidades de ouro e, como resultado de processos geológicos, tais como erosão, água e desgaste natural, foram levadas pela corrente do rio. A presença de ouro em Nalwegas também está relacionada com a atividade tectónica e vulcânica característica do passado geológico da região cantábrica. Nesse sentido, o contexto favoreceu a circulação de fluidos hidrotermais saturados de minerais. Ao arrefecer e infiltrar-se pelas fendas, os fluidos formaram minerais como o ouro.

Campeonato Nacional de Garimpo de Ouro: em que consiste

A localidade de Nalwegas é a protagonista do Campeonato Nacional de Garimpo de Ouro. Trata-se de uma técnica que remonta à época romana e que hoje é uma prática turística cujo principal objetivo é a extração do minério. Os participantes, por sua vez, competem na velocidade e precisão da técnica de extração. Este desporto é realizado tanto em categorias individuais como em equipas. Em cada ronda são utilizados entre 10 e 20 quilos de areia. Nela são colocados entre 5 e 20 pepitas de ouro, que devem ser encontradas pelos participantes.

O Império Romano e o aparecimento do rio de ouro

Como mencionado anteriormente, o ouro, como uma das principais características da região norte de Espanha, surgiu durante o Império Romano. Nesse período, essa área era uma das mais importantes e proeminentes na área da extração de ouro. Essa prática foi introduzida por engenheiros romanos. Hoje, esse legado transforma-se em atividades turísticas, educativas e culturais. A mineração de ouro já não é um modo de vida, mas continua a ser uma forma de transmitir conhecimentos, promover o turismo rural e celebrar a ligação entre a natureza e a história.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social