A descoberta do século. Moedas e barras de ouro encontradas num campo pertencem a um único país

A descoberta arqueológica surpreende o mundo pela sua magnitude e pela antiguidade do tesouro escondido debaixo da terra. Pesquisadores especializados em arqueologia europeia descobriram um antigo depósito de moedas de ouro na zona rural de Pilsen, na República Checa. O conjunto incluía moedas e pequenas barras que permaneceram escondidas debaixo da terra durante séculos e foram descobertas graças ao trabalho de uma equipa de exploração e análise da área.

De acordo com o Museu e Galeria do Norte de Pilsen, os materiais encontrados são testemunhos valiosos da presença dos celtas na região. As autoridades culturais salientaram que a coleção tem um elevado valor histórico, não só devido à sua idade, mas também ao seu excelente estado de conservação, o que permitirá aprofundar o conhecimento sobre as sociedades que habitaram a Europa Central. A chuva não dá trégua neste dia festivo de 8 de dezembro: todas as áreas afetadas por precipitações e trovoadas abrem numa nova aba

Os especialistas do Instituto Arqueológico da Academia Checa de Ciências explicaram que as próximas avaliações, baseadas em testes isotópicos, permitirão determinar se o metal provém de jazidas próximas ou se foi trazido de regiões distantes através de antigas rotas comerciais.

Ouro encontrado na República Checa: como o tesouro foi descoberto

A descoberta começou a tomar forma muito antes de se tornar notícia. Em 2021, um caçador amador que passeava pela área com um detector de metais encontrou um fragmento de uma moeda antiga datada do século II a.C. Esta descoberta inicial levou à realização de escavações controladas nesta área, que é um campo agrícola em atividade, coincidindo com os períodos de semeadura e colheita.

De acordo com os especialistas, os objetos encontrados podem ter chegado lá como resultado de trocas comerciais ou ter sido enterrados intencionalmente para fins cerimoniais. Durante as escavações, também foram encontrados restos mortais de um cavalo e várias ferramentas de metal, o que sugere que este local tinha funções rituais ou estava relacionado com práticas antigas de troca.

Moedas, lingotes e peças únicas de ouro encontradas em Pilsen

O diretor do MGSP, Pavel Kodera, afirmou que neste local «foi encontrada uma grande quantidade de pequenos, mas excepcionais objetos metálicos, principalmente moedas, embora também tenham sido encontrados lingotes, lascas de ouro bruto, brincos e fragmentos de pulseiras».

Pontos-chave desta descoberta surpreendente:

  • Mais de 500 moedas de ouro e prata, muitas das quais com símbolos da cultura celta.
  • Lingotes e pedaços de ouro bruto, bem como lascas e pequenas joias.
  • Desenhos detalhados com imagens de cavalos, javalis, sóis e deuses celtas.
  • Influências helenísticas, com retratos e motivos de origem grega.

As moedas têm tamanhos que variam de 7 milímetros a 1,5 centímetros e são decoradas com desenhos únicos que refletem a mitologia e a cosmovisão celtas.

«Essas imagens são verdadeiras obras de arte que refletem a mitologia e a mentalidade do povo celta», explicou Codera.

Os investigadores concluíram que este local era, possivelmente, um ponto de encontro sazonal, onde as comunidades locais realizavam rituais ou transações comerciais, deixando como herança um dos mais valiosos tesouros arqueológicos da Europa Central.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social