A história do Sr. Li, o homem que foi disfarçado para receber o prémio da lotaria e escondeu isso da sua família: «Para que não se tornem preguiçosos»

Este homem protagonizou uma das histórias mais estranhas de que se tem memória ao ganhar um prémio de 30 milhões e escondê-lo de toda a sua família. O mundo está repleto de pessoas peculiares com histórias marcantes. A deste artigo cumpre esses dois requisitos de forma evidente, tanto pelo seu protagonista quanto pelos motivos que levaram a que sua história fosse contada. O Sr. Li é o homem em questão e um bilhete premiado na loteria é o motivo.

A história aconteceu na China em outubro de 2022, segundo a Bloomberg, citando meios de comunicação locais. O protagonista é um homem identificado como Sr. Li, cujo décimo de lotaria foi premiado com 219 milhões de yuans, cerca de 26 milhões de euros, em Nanning, Guangxi. Até este ponto, pouco há a destacar além do papel que a sorte desempenhou a favor de Li, mudando completamente a sua vida… ou, pelo menos, isso pareceria aos olhos de qualquer pessoa, mas não foi assim. Li foi cobrar o prémio disfarçado, o que por si só já é uma forma particular de protagonizar um dos momentos mais importantes da sua vida. Mas o que é realmente importante nesta história é o motivo da sua atitude ao ir buscar o cheque com o montante acima mencionado.

O motivo, inédito

Todos conhecem a disciplina e a filosofia de trabalho de certos países asiáticos, como é o caso do Japão ou da China, mas este homem foi muito além. A sua única razão para ir à administração com uma fantasia amarela foi nada mais nada menos do que esconder da sua família (mulher e filho) que ele tinha sido o feliz vencedor do prémio. «Eu não queria ser reconhecido para que a minha mulher e o meu filho não se tornassem preguiçosos», apontaram os meios de comunicação citados. Na verdade, essa prática é bastante comum no gigante asiático, conforme confirmado pelo meio de comunicação chinês South China Morning Post. «Não o fiz por medo de que se tornassem demasiado complacentes e não trabalhassem arduamente no futuro», confessou após ganhar o prémio. Além disso, o sortudo vencedor relatou que passou o fim de semana num hotel devido ao pânico que sentia de sair à rua e perder o bilhete.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social