Trata-se de um dispositivo que integra as funções de três aparelhos em um e oferece 11 modos de cozimento. Um novo eletrodoméstico inteligente promete revolucionar as cozinhas das casas. Especificamente, trata-se de um aparelho que aparentemente se parece com um forno elétrico de bancada, mas que cumpre muito mais funções. Não só oferece as mesmas possibilidades que esse aparelho, como também incorpora características próprias do micro-ondas e da fritadeira de ar (air fryer). A isso acrescenta-se uma aplicação para telemóveis, além de mudanças automáticas entre os modos de cozedura.
iQ MiniOven, o eletrodoméstico inteligente com funções de forno elétrico, micro-ondas e fritadeira de ar
A marca de eletrodomésticos inteligentes para cozinha Chef iQ apresentou no início de 2025 o seu mais recente lançamento tecnológico: o iQ MiniOven. «Não é exagero dizer que mudará radicalmente a forma como cozinhamos com fornos de bancada», enfatizaram num artigo de apresentação publicado em fevereiro passado.
A grande vantagem é que não só funciona como micro-ondas e forno elétrico, mas também como fritadeira de ar quente. Segundo detalharam, este aparelho está equipado com um potente motor que «permite girar o ventilador de convecção interior a uma velocidade maior», o que se traduz num «movimento de ar maior do que o de algumas fritadeiras de ar quente» e com um menor consumo de energia.
Por outro lado, possui seis aquecedores independentes: quatro localizados na parte superior e dois na parte inferior. «O MiniOven pode atingir temperaturas sustentadas de 260 °C, o que abre uma ampla gama de possibilidades de cozedura que a maioria dos fornos de mesa não consegue atingir», destacaram.

Aplicação para telemóveis, mudança automática de modos e ligação a um termómetro sem fios
De acordo com a marca, este produto tem 11 funções de cozedura diferentes: assar, grelhar, fritar com ar, desidratar, torrar, cozedura lenta, gratinar com a resistência superior, gratinar com ar quente, reaquecer, manter quente e levedar massas
No entanto, o que é realmente útil são as suas predefinições, que foram «inteligentemente concebidas para simplificar a cozedura». Especificamente, existem dezenas delas, incluindo «opções para cozinhar peitos de frango, batatas, pizza congelada e até ovos».
Para aceder a elas, basta navegar no ecrã tátil do iQ MiniOven. É até possível fazer programações através do telemóvel, com a aplicação correspondente.
Outra grande vantagem deste eletrodoméstico é que ele é compatível com o iQ Sense, um termómetro sem fios inteligente da mesma marca, que regista a temperatura interna de um alimento em tempo real. «Depois de emparelhado, o seu iQ MiniOven começará a cozinhar usando os dados da sonda iQ Sense, por isso garantimos resultados perfeitos em todos os momentos», explicaram.
Durante o tempo de cozedura, o iQ MiniOven enviará instruções e notificações através da aplicação, bem como alertas através do seu altifalante integrado. «Isto é especialmente útil quando se deseja realizar outras tarefas em casa sem se preocupar em cozinhar demais ou de menos os alimentos», salientaram.
Outra característica destacada é a função de cozedura dupla. Isso permite “alternar de forma automática e inteligente entre duas funções de cozedura”. Segundo exemplificaram, depois de assar macarrão ou massa com queijo, o aparelho pode mudar automaticamente para o modo de grelhar para gratinar a superfície.
Isso também é útil para que, uma vez terminada a preparação, seja ativada a função de manter a comida quente por até quatro horas sem que arrefeça.
