Apenas 42% dos jovens confiam nas compras online: Amazon e Fad Juventud lançam campanha contra fraudes

Comprar pela internet tornou-se um hábito diário entre os jovens, mas não está isento de riscos. Phishing, sites falsos, pagamentos sem proteção, promoções enganosas são apenas alguns dos perigos que espreitam por trás de um clique impulsivo. Este tipo de fraude é cada vez mais comum, por isso a Fad Juventud e a Amazon lançaram uma campanha que ensina a comprar com mais segurança.

No site oficial da Amazon, lembram que as fraudes são cada vez mais difíceis de detectar e que é importante continuar a aprender a proteger-se. De facto, o estudo «Consumo seguro e responsável. Análise do comportamento juvenil», realizado pelo Centro Reina Sofía da Fad Juventud, em colaboração com a Amazon, com 1200 jovens entre os 15 e os 29 anos, afirma o seguinte:

Dúvidas na hora de comprar online

  • 62% só compram em sites que lhes inspiram confiança e segurança
  • 51% acreditam saber identificar fraudes
  • 42% consideram que comprar online é seguro
  • Um em cada quatro jovens utiliza a Internet como seu principal canal de compra

Como mencionámos, para reforçar o mundo das compras online entre os jovens, a Fad Juventud explica que a campanha é composta por uma série de vídeos curtos nos quais os criadores de conteúdo Berry Berryuca, Rocío Villar e Rubén Avilés partilham conselhos:

– Berry conta uma experiência pessoal em que, por comprar com pressa, entregou os seus dados sem se aperceber, embora tenha conseguido resolver a situação a tempo.

– Avilés faz uma série de perguntas na rua sobre como as pessoas compram na Internet e explica truques simples para adquirir produtos de forma responsável.

Dicas importantes para evitar fraudes em compras online

  • Use senhas seguras e não as repita: pode considerar usar um gestor de senhas se quiser continuar a navegar de forma fluida, mas mantendo a segurança.
  • Evite redes WiFi abertas e gratuitas: elas não têm nenhuma proteção, então os cibercriminosos podem interceptar os dados transferidos, incluindo números de cartão de crédito e senhas.
  • Tenha cuidado com e-mails de ‘phishing’: eles levam a sites inseguros e podem coletar dados pessoais. Fique atento também ao phishing por SMS ou mensagens nas redes sociais.
  • Anúncios, sites e aplicações fraudulentos podem ser difíceis de detectar: quando descarregar uma nova aplicação ou visitar um site desconhecido, leia as opiniões dos clientes ou “reviews” para verificar antes de confiar nele.
  • Não clique em links de supostas ofertas: em vez disso, vá diretamente à fonte do anúncio digitando o endereço do site no navegador. Introduza os códigos de desconto ao pagar para verificar se são legítimos.
  • Os atacantes criam sites que imitam os de marcas conhecidas: assim, aproveitam-se da sua imagem e confiança junto dos consumidores. Tenha cuidado com esses sites, pois podem vender produtos falsificados (ou mesmo inexistentes), estar infetados com malware e roubar credenciais.
Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social