Esta combinação resulta numa massa rígida, praticamente indestrutível, que pode ser utilizada de várias formas. Na hora de fazer reparações em casa, existem soluções que podem ser encontradas com elementos que estão presentes no lar ou que podem ser facilmente obtidos. Uma combinação caseira para resolver quebras, rachaduras ou fissuras é a de cimento com cola instantânea. Trata-se de uma alternativa que pode ser aplicada para resolver pequenos problemas, não grandes reparações em casa. E devido aos excelentes resultados que costuma proporcionar, além da rapidez na resolução, tornou-se uma tendência nas redes sociais.
Para que servem o cimento e a cola instantânea juntos
O cimento atua como um enchimento estrutural, mas não hidrata nem endurece como quando é misturado com água. O que faz, em princípio, é funcionar como um pó mineral compacto que preenche espaços, buracos ou fissuras que parecem impossíveis. Enquanto isso, o adesivo — também conhecido como cianoacrilato, devido ao seu componente principal — reage muito rapidamente com a umidade ambiental, o oxigénio e as partículas finas.
Por isso, quando é derramado sobre o outro elemento, ocorre uma polimerização acelerada: endurece instantaneamente e é praticamente indestrutível. A reação acaba por resultar numa massa rígida semelhante a uma pedra, que é resistente à pressão e pode ser lixada. Por sua vez, é possível perfurá-la e pintá-la, o que a torna uma opção interessante.O influenciador @diegoscalante contou no Instagram para que serve a mistura de cimento e cola instantânea.

É claro que não serve para superfícies amplas, porque, por ser tão rígida, há chances de quebrar. Da mesma forma, também não é recomendada para áreas com vibração permanente, reparações em contato constante com água, encanamentos e juntas que precisam de certa flexibilidade. Curiosamente, é muito semelhante à aplicação de bicarbonato de sódio com a Gotita, mas mais forte e resistente ao desgaste.
Por que é preciso ter cuidado quando a mistura reage
Quando a cola entra em contacto com o cimento em pó, aquece muito em poucos segundos, por isso não devemos tocar na mistura. A manipulação deve ser cuidadosa, pois a secagem instantânea pode fazer com que grude rapidamente nos dedos. Ao mesmo tempo, ao reagir, é possível que liberte um vapor branco que irrita os olhos, o nariz e a garganta, por isso é importante fazer tudo num ambiente ventilado.
