Para limpar móveis de madeira sem danificá-los ou encharcá-los, basta um truque caseiro e algumas recomendações Para cada problema de limpeza doméstica existe um truque caseiro. Certamente, quando faz uma limpeza geral da casa, ignora um dos móveis ou elementos mais importantes: as portas. Limpar portas de madeira é bastante simples, basta ter em conta algumas questões. O primeiro e mais importante é saber se a porta de madeira tem um acabamento de cera, tinta ou verniz ou se é madeira limpa sem tratamento. As madeiras com verniz requerem outro tipo de limpeza e tratamento.
A madeira é um material muito delicado e natural que requer certos tratamentos. Normalmente, os móveis de madeira da casa são feitos de materiais duráveis e fáceis de moldar, como madeira de carvalho, nogueira e pinho. No entanto, hoje existem muitos materiais semelhantes à madeira que a imitam perfeitamente, feitos com misturas de plásticos reciclados e restos de madeira. Eles costumam ser mais ecológicos e muito mais fáceis de limpar.
Passo a passo: um truque caseiro para limpar portas de madeira e deixá-las impecáveis
A humidade, o pó e a gordura são os piores inimigos das portas de casa. Para limpar portas de madeira natural, madeira envernizada e madeira lacada, pode usar um truque caseiro bastante simples.
- Para começar com este truque caseiro, remova o pó usando um espanador ou uma vassoura pequena.
- Limpe a sujidade mais visível com um pouco de água morna e sabão para pratos. Não molhe muito a madeira.
- Elimine as marcas de mãos e manchas de gordura com uma mistura de água, vinagre e azeite.
- Seque a madeira com um pano muito macio e seco, dando pequenas batidas ou pressionando para absorver a humidade.

Um truque caseiro e algo mais: quais produtos nunca devem ser usados para limpar madeira
Existem muitos produtos e elementos de limpeza que podem ser prejudiciais para a madeira, especialmente para a madeira natural sem tratamento. Por exemplo, esfregões de aço e grades afiadas podem danificar a madeira.
Alguns produtos de limpeza em pó podem riscar e desgastar a madeira. Da mesma forma, limpar móveis de madeira com amoníaco, lixívia, álcool e cloro pode ser muito prejudicial e causar danos irreversíveis.
Evite produtos abrasivos ao limpar a madeira e proteja-a do excesso de humidade.
O vinagre de limpeza pode ser usado para limpar madeira, mas sempre diluído. O vinagre puro é ultra ácido e pode danificar gradualmente a madeira.
Também deve evitar panos muito molhados para limpar a madeira, pois o excesso de água e a falta de secagem adequada podem penetrar no material, gerar fungos e, na pior das hipóteses, pode apodrecer e quebrar.
É preciso ter muito cuidado ao aplicar ceras, óleos ou produtos siliconados para dar brilho à madeira. Alguns procedimentos caseiros podem deixar a madeira pegajosa.
