A sua própria canção de Natal, na qual pode incluir a sua história ou adicionar piadas pessoais Vamos explicar-lhe como criar a sua própria canção de Natal com a ajuda da inteligência artificial, para que possa obter uma versão totalmente personalizada. Não se trata tanto de criar versões, mas sim de criar uma canção com música original, à qual pode adicionar qualquer letra que desejar. Para criar uma canção com inteligência artificial, tem várias ferramentas para gerar música. Vamos começar por falar sobre algumas delas e, em seguida, explicar passo a passo como trabalhar com o Suno, pois é o mais popular de todos. No entanto, os passos serão quase os mesmos que com os outros.
Algumas dicas antes de começar
Antes de começar, deve pensar sobre que música quer criar. Neste caso, é óbvio que queremos criar uma música de Natal, por isso devemos mencionar isso na nossa prompt, para que a IA associe isso e gere o tipo de música correspondente. Neste caso, o ponto-chave será escolher a letra que você deseja usar. O encanto de criar sua própria canção de Natal é que você pode adicionar referências à letra que serão compreensíveis para quem a ouvir, e aqui você tem duas opções.

Por um lado, pode escrever o texto à mão, tentar compor um poema que, na sua opinião, seja adequado para a canção. Mas também pode usar os chatbots comuns com inteligência artificial, como ChatGPT, Copilot, DeepSeek ou Gemini, entre outros. Até mesmo aplicativos como o Suno têm sua própria inteligência artificial para letras. Nesse caso, basta explicar o conceito ou até mesmo mencionar as coisas que deseja adicionar à letra e deixar que a inteligência artificial faça tudo por si. Assim que tiver tudo esclarecido, terá de escolher uma ferramenta de inteligência artificial para criar música, e nós ajudá-lo-emos com isso mais tarde. Verá que, em geral, são bastante fáceis de usar.
Não aceite o primeiro resultado, porque ele pode não ser muito bom na primeira vez. Repita o processo ou o seu prompt, faça alterações para refinar o que deseja e, gradualmente, obterá algo melhor ou mais próximo do que tem em mente. Por fim, deve saber que a música criada por si não lhe pertence. Não é um músico a criar uma música com as suas habilidades, mas sim a gerar música com algoritmos e, portanto, em muitos casos, não pode registá-la como sua, nem pode reivindicar a sua propriedade exclusiva. Também não poderá monetizar a música na maioria dos casos, pois muitas plataformas irão reconhecê-la como criada com IA.
Ferramentas para criar música com IA
Agora, continuaremos com uma pequena lista de ferramentas de IA para criar música com base nas suas solicitações de texto. Todas elas funcionam da mesma forma: você precisará fornecer uma pequena descrição do que deseja obter, incluir o texto e o estilo musical, e o aplicativo fará o resto.
- Suno: Suno é o serviço mais conhecido para criar música com IA e um dos primeiros a surpreender os utilizadores. Tem um modo simples, no qual pode descrever o que deseja e dar-lhe liberdade criativa, e outro modo, no qual pode especificar géneros, texto e ter mais controlo. Link: suno.com.
- Riffusion: muito semelhante ao Suno, embora seja uma ferramenta de IA menos conhecida. Também tem dois modos: pode usar a dica, na qual explica o que deseja, ou usar o painel avançado, onde pode adicionar manualmente os géneros ou letras que deseja. Link: riffusion.com.
- Udio: este programa divide o processo de criação de uma música em três etapas. Primeiro, define o estilo, depois as letras e, por fim, indica o humor, a sensação ou o sentimento que ela transmite. Link: udio.com.
- Boomy: outra alternativa que permite criar músicas com IA e ainda tem uma função para publicá-las em serviços de streaming. Link: boomy.com.
- Soundraw: procura outro mecanismo para ajudá-lo a criar uma música, com a escolha de géneros e a possibilidade de selecionar a duração e o ritmo que serão usados. Link: soundraw.io.
Crie a sua música de Natal com o Suno

Criar música com o Suno é muito simples. Primeiro, aceda ao site suno.com e inicie sessão ou crie uma conta. Depois, na tela principal, clique na secção Create. Será direcionado para uma página onde terá de escolher entre os modos simples e personalizável, indicados pelos nomes Simple e Custom.
Se escolher a opção Simple, só terá de descrever o tipo de música que deseja, usando linguagem natural. Indique que deseja uma música de Natal e, se não escrever a letra, pode pelo menos dar uma dica, escrevendo o tema que deseja. Também pode escolher apenas música instrumental e, em Inspiration, pode escolher a influência musical. Quando estiver pronto, clique no botão Create para iniciar a criação.
Se escolher a opção Custom, para a qual será direcionado se decidir adicionar letra à opção Simple, chegará a um ecrã com muito mais opções. Aqui encontrará as seguintes opções:
- Lyrics: este é o campo onde deve inserir a letra da música para que a IA a cante. Tem um botão Make Random Lyrics para gerar automaticamente o texto em ordem aleatória.
- Instrumental: este botão serve para ignorar o texto e criar uma música instrumental.
- Styles: este é outro dos campos mais importantes, no qual deve selecionar o estilo musical que deseja usar para a sua música. Aqui pode inserir «canção de Natal».
- Advanced options: Inclui a opção de excluir estilos musicais.
- Song Title: título da música.
- Workspace: pode criar vários espaços de trabalho para organizar as suas músicas e escolher em qual delas colocar cada uma delas.
- Create: este botão é necessário para criar a música.
Agora, você precisa preencher todos os campos como desejar, prestando atenção especial ao estilo musical e à letra. Em seguida, clique no botão Create para gerar a música. Cada vez que você fizer isso, duas músicas completamente diferentes e aleatórias serão geradas, e você poderá ouvir ou partilhar o resultado obtido.
Crie uma música de Natal com o Udio
Como segundo método, também pode usar um aplicativo que simplifica o processo, como o Udio. Para usá-lo, aceda a udio.com e clique em Start Creating para começar a criar a sua música. Na primeira etapa, deve descrever exatamente o que deseja. Tente não omitir detalhes e seja preciso em relação ao estilo, ritmo e até mesmo aos instrumentos que serão usados. Indique que se trata de uma canção de Natal para que o aplicativo leve em consideração o tema.
Na segunda etapa, terá de escolher o que deseja fazer com a letra. Aqui, pode permitir que ela seja gerada automaticamente e, se tiver especificado o tema na primeira etapa, ela seguirá nessa direção. Mas também pode escrever a sua letra à mão ou especificar que a música será instrumental.
Na etapa seguinte, chega a parte mais interessante do Udio, que é definir o humor ou a vibração que a música transmite. Pode escolher que ela seja alegre, descontraída, ativa, e pode controlar manualmente a velocidade, a energia ou o caos.
E pronto. Se ainda não criou uma conta, agora ser-lhe-á pedido que inicie sessão ou crie uma. Assim que o fizer, serão geradas duas músicas com essas configurações. Os resultados não são tão bons como os do Suno, mas também não são maus.
