Como cuidar da flor de Natal em casa: todo um desafio para que a cor vermelha das suas folhas perdure durante todo o ano

Imersos nas festas natalícias, muitas pessoas podem continuar a ter uma nova adição nas suas casas. Trata-se da flor de Natal, uma planta muito comum e presente durante o Natal, que é oferecida e incorporada na decoração de muitas casas. No entanto, após o fim desta época, é importante saber que a flor de Natal pode durar o ano inteiro.

1. Flor de Natal

Para fazer com que a flor de Natal dure de um ano para o outro, a primeira coisa a ter em conta são alguns cuidados básicos e recomendações para que continue a crescer e se mantenha saudável e forte, com a cor vermelha típica das suas folhas, que constituem um elemento decorativo perfeito para a casa.

2. Jeito para jardinagem

Um dos fatores mais importantes a saber é que esta espécie é uma das plantas de interior mais difíceis de cuidar, pois é muito delicada, pelo que é necessário ter bastante jeito para jardinagem. Uma última observação: a flor de Natal é muito tóxica para os gatos, por isso, se tiver um felino em casa, tenha muito cuidado com esta planta.

3. Mudanças de temperatura

Um dos cuidados mais importantes com a flor de Natal tem a ver com a localização. Onde deve colocar a flor de Natal? Sempre num local onde não haja correntes de ar, longe de janelas ou outros locais, pois são muito sensíveis às mudanças de temperatura.

4. Entre 15 e 20 ºC

Este último ponto, o da temperatura, também é fundamental, pois ela não suporta o frio nem o calor excessivo, pelo que deve ser mantida sempre entre 15 e 20 ºC. Se as folhas começarem a cair, uma das razões pode ser uma temperatura demasiado elevada, bem como um clima demasiado seco. Se dentro da sua casa houver aquecimento no inverno, será necessário humidificar o ambiente ao redor da planta.

5. Rega e humidade

Por outro lado, os restantes cuidados referem-se a uma rega sem excessos, uma vez que o alagamento e o excesso de água nesta planta são muito prejudiciais para as suas raízes e folhas. Deve regar, no máximo, duas vezes por semana, verificando se a terra está ligeiramente húmida para saber se deve ou não regar mais do que uma vez por semana. Além disso, não se deve deitar a água diretamente na terra, mas sim colocar um prato debaixo do vaso durante 15-20 minutos, como indicam os especialistas.

6. Muita luz

Quanto à iluminação, necessita de um ambiente com muita luz, perto de uma janela fechada durante os meses frios. Mas, tenha cuidado no verão, quando o sol bate, pois a planta não pode receber luz solar direta, pois as suas folhas queimarão.

7. Adubo

Por último, no que diz respeito ao adubo, é recomendável utilizá-lo durante os meses de crescimento, que vão de novembro a janeiro. Deve-se usar um específico para plantas com flores, adicionando-o uma vez a cada 15 dias.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social