Nos fiordes noruegueses, está a ser construída uma gigantesca estrutura que se tornará o túnel mais profundo do planeta, localizado a mais de 390 metros abaixo do nível do mar. Recentemente, falámos sobre uma das construções mais ambiciosas da história da humanidade — o comboio subaquático mais longo do mundo, que ligará duas regiões importantes da China e pretende ser a rede subaquática mais longa do planeta.
Desta vez, vamos nos concentrar em outro dos megaprojetos mais fascinantes, conhecido há muitos anos. A Noruega está a construir o túnel subaquático mais profundo e mais longo do mundo. O seu nome é Rogfast, uma abreviação do termo «Rogaland fastforbindelse», que inclui o nome da região norueguesa e a tradução «ligação fixa». Terá uma profundidade de 392 metros abaixo do nível do mar, um comprimento de 27 quilómetros e a sua construção custará cerca de 2 mil milhões de euros.
Rogfast: assim é o túnel subaquático mais longo do mundo

A construção deste ambicioso túnel subaquático começou em 2018, mas no final de 2019 foi suspensa devido à rescisão de alguns contratos relacionados com a reestruturação do projeto. Os trabalhos foram retomados em 2021 e espera-se que a construção seja concluída por volta de 2033.
O túnel subaquático ligará várias regiões da costa oeste dos fiordes noruegueses entre as cidades de Bergen, Stavanger e Haugesund. O Rogfast reduzirá significativamente o tempo de viagem entre essas cidades norueguesas de 21 horas para apenas 11 horas.
Ele será composto por dois tubos gigantes separados, cada um com duas faixas de tráfego, e terá um elemento curioso localizado aproximadamente no meio do caminho: um cruzamento circular duplo a uma profundidade de 260 metros.
A construção de um túnel deste tamanho abaixo do nível do mar não é tarefa fácil. Tal como acontece com a maioria dos túneis modernos, a construção começou em ambos os lados da Noruega. As duas equipas irão encontrar-se no meio do túnel com uma precisão mínima de apenas 5 cm. Um verdadeiro feito na área da construção.
