Descoberta sem precedentes: arqueólogos descobriram um povoado com mais de 7000 anos

Esta é uma das descobertas arqueológicas mais importantes, que atesta a existência de uma cultura complexa que se espalhou por todo o mundo. Uma equipa de arqueólogos chineses descobriu um povoado austronésio com pelo menos 7300 anos na ilha de Pingan, na província de Fujian, no sudeste do país. Essas descobertas foram publicadas na revista científica Quaternary International e atestam a existência de uma cultura que se espalhou do sul da China até o sudeste asiático, conforme noticiado pelo jornal China Daily em dezembro de 2023.

Descobertos povoados austronésios que existiram há 7300 anos

De acordo com a Administração Nacional do Património Cultural da China, esta é uma das descobertas arqueológicas mais importantes do século. Descobertos povoados austronésios que existiram há 7300 anos.

Neste local, os arqueólogos descobriram vestígios de habitações, ferramentas de pedra e objetos de cerâmica.

A análise de ossos humanos encontrados no local da escavação em Xi’in revelou que os habitantes deste povoado estavam geneticamente ligados a outros grupos de pessoas do sul da China e do sudeste asiático. Essas descobertas confirmam a teoria de que os povos austronésios que hoje vivem em Taiwan, na Ásia, na Oceânia e em outras regiões são originários do sul da China. Arqueólogos chineses também descobriram outros sítios arqueológicos austronésios na ilha de Pingtan, como o sítio de Kequtou, datado de 5000-6500, e os sítios de Donghuacui e Guishan, datados de 3000-4200.

Essas descobertas mostram que os povos austronésios desenvolveram uma cultura complexa na ilha de Pingtang, que incluía agricultura, cerâmica e construção de estruturas complexas.

«Essas descobertas são muito importantes para compreender a história e a cultura dos povos austronésios», disse Guan Qiang, vice-diretor da Administração Nacional do Património Cultural. «Elas nos ajudam a entender como esses povos usavam os recursos marinhos e como se espalharam pelo mundo», acrescentou Guan. Arqueólogos chineses planeiam continuar as pesquisas sobre os monumentos austronésios na ilha de Pintang e em outras partes do sudeste da China.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social