Os arquitetos pedem para colar um pedaço de folha de alumínio na parede por alguns dias: «Se houver humidade, é exatamente isso que deve ser feito».

Um simples pedaço de folha de alumínio pode ajudar a identificar a fonte de humidade sem necessidade de obras ou ferramentas. A humidade na casa é um dos problemas mais comuns e igualmente desagradáveis em habitações de qualquer idade. Manchas escuras, tinta a descascar ou uma sensação de ar pesado podem ser sinais de que algo não está bem com as paredes e os tetos. No entanto, nem sempre é fácil encontrar a causa exata: é condensação? Uma fuga externa? Ou excesso de vapor dentro de casa? Antes de recorrer a métodos de diagnóstico dispendiosos, alguns profissionais da área da arquitetura recomendam um método caseiro que permite orientar a inspeção na direção certa e evitar intervenções desnecessárias.

Esta sugestão foi explicada pelo arquiteto Maxim num vídeo publicado nas suas páginas nas redes sociais. Nele, ele descreve resumidamente um procedimento simples que, segundo ele, utiliza nas primeiras visitas quando recebe uma notificação sobre humidade. «Há humidade na casa.

Porquê colar um pedaço de folha de alumínio na parede se há humidade

O objetivo do experimento é determinar de onde vem a humidade, o que é necessário para aplicar a solução correta. Caballero descreve o teste passo a passo: «Pegue um pedaço de folha de alumínio e fita adesiva e cole-o na parede por alguns dias». Após esse período, o aparecimento de gotas em um dos lados da folha permitirá descobrir o tipo de problema.

Se a água se formar na superfície da folha do lado interno da casa, a causa geralmente está dentro. «As gotas estão do lado de fora da folha. A humidade vem de dentro e ou não há ventilação ou há excesso de vapor», explica ele. Nesse caso, trata-se, na maioria das vezes, de condensação: o vapor que se forma nos chuveiros, nas cozinhas ou devido à ventilação insuficiente atinge a superfície fria e transforma-se em líquido. Esse processo é frequentemente observado em apartamentos mal ventilados, em casas com janelas muito herméticas ou em locais como casas de banho e quartos.

Por outro lado, se a humidade aparecer entre o papel e a parede, isso indica um problema completamente diferente. Como salienta o arquiteto: «Se essa condensação aparecer no lado interno da folha de alumínio, isso significa que a humidade vem de fora devido à falta de impermeabilização ou a infiltrações». Nesses casos, a causa geralmente são telhados danificados, rachaduras nas fachadas, infiltração do solo ou falhas na impermeabilização das paredes. A deteção oportuna do problema é fundamental para evitar danos estruturais e reparações dispendiosas.

Por que é que este truque funciona?

A folha de alumínio atua como uma barreira impermeável e ajuda a determinar se o vapor se condensa ao entrar em contacto com ela a partir do interior ou se a parede já húmida transfere água para a superfície. Embora não substitua uma inspeção técnica profissional, serve como um diagnóstico preliminar e indicativo.

A condensação devido à ventilação insuficiente é um dos problemas mais comuns nas casas espanholas. De acordo com relatórios do Instituto de Ciências da Construção Eduardo Torroja (CSIC), a melhoria do isolamento e a redução das fugas naturais melhoraram a eficiência energética, mas também aumentaram o número de casos de humidade interna quando o ar não é renovado adequadamente. Ao mesmo tempo, as associações de arquitetos alertam que infiltrações externas mal reparadas podem causar sérias patologias nas paredes e tetos, se não forem eliminadas a tempo.

O arquiteto salienta que nem todos os tipos de humidade são tratados da mesma forma. A condensação interna é geralmente eliminada com medidas simples: arejar o ambiente por alguns minutos por dia, não secar roupa dentro de casa, melhorar a exaustão nos banheiros ou instalar sistemas de ventilação mecânica em casos persistentes. Por outro lado, a humidade causada por infiltrações geralmente requer intervenção profissional, deteção do local da infiltração e realização de trabalhos de impermeabilização.

Portanto, antes de iniciar grandes obras de reparação, Caballero insiste que esta pequena experiência pode poupar tempo e dinheiro. «Antes de gastar dinheiro em reparações, faça este teste na sua casa», conclui ele no vídeo, incentivando os utilizadores a comentar os resultados para ajudá-los a encontrar uma solução.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social