A laranjeira é uma das árvores frutíferas mais comuns em quintais e jardins, mas também uma das primeiras a mostrar sinais visíveis quando algo não está bem. Entre os sinais mais frequentes está o enrugamento das folhas, um sintoma que muitos ignoram, mas que pode revelar problemas importantes na planta. Além do enrugamento, podem apresentar outros sintomas negativos, como o amarelecimento das folhas da laranjeira ou a possibilidade de caírem prematuramente com deformações.
O que significa que as folhas da laranjeira estão enrugadas
Se notar que as folhas da sua laranjeira estão enrugadas, isso pode ser um sinal de que a planta está sob stress, possivelmente devido a uma praga que suga a seiva e enfraquece as folhas. Entre elas, pode ser devido a um ataque de pulgões, um dos principais responsáveis pelo enrugamento. Estes pequenos insetos alimentam-se da seiva das folhas jovens, o que provoca deformações, enrolamentos e um aspeto enrugado.
Outra razão é o stress hídrico, tanto por rega insuficiente como excessiva, o que pode causar folhas dobradas ou enrugadas. Se houver pouca água, a planta desidrata-se e retrai as folhas para conservar a humidade. Por outro lado, se houver muita água, as raízes sufocam e não conseguem absorver os nutrientes corretamente. Além disso, as deficiências de cálcio, magnésio e nitrogénio podem refletir-se em folhas deformadas, crescimento lento e coloração pálida ou amarelada. Assim como doenças como o vírus da tristeza dos citrinos (CTV) ou infecções fúngicas.

Como resolver o problema
Para resolver o problema das folhas secas na sua laranjeira, é muito importante identificar o que está a causar isso e tomar medidas. A poda será sempre uma boa opção, mas o melhor em cada caso será verificar se há pulgões e agir rapidamente. Regar apenas quando o solo estiver seco nos primeiros 3-5 cm é outra opção, assim como usar um fertilizante para citrinos com micro e macronutrientes, especialmente magnésio e nitrogénio. Aplicá-lo no início da primavera e repetir no verão geralmente é suficiente para acabar com qualquer problema.
Se houver uma onda de calor, como está previsto para este verão, forneça sombra durante as horas mais quentes. No inverno, se houver risco de geadas, cubra a árvore com uma manta térmica. Se, além do enrugamento, você observar folhas manchadas, galhos secos ou queda de folhagem, pode ser um vírus ou fungo. Nesse caso, é aconselhável consultar um especialista ou viveiro.
