Às vezes, o ralo da pia da cozinha é uma fonte de maus odores, seja porque está um pouco entupido ou por causa dos restos de comida que ficaram lá. Nas redes sociais, viralizou uma dica que, até agora, não constava na lista de opções para lidar com a situação: jogar orégano. Uma solução com bicarbonato de sódio e vinagre; água quente e sabão; sal grosso e sumo de limão ou produtos de limpeza enzimáticos naturais são algumas das alternativas mais conhecidas, segundo recorda um artigo do La Vanguardia.
Existem também produtos químicos criados para eliminar os maus odores e remover os resíduos através de carvão ativado. Estas limpezas devem ser realizadas uma vez por mês, de forma preventiva. Mas os amantes de soluções naturais tornaram viral o orégão seco, o mesmo que é usado para temperar pizzas, molhos e carnes, como uma solução potente e económica para limpar o esgoto.
Orégano: antibacteriano e aromático
A razão pela qual o orégano seria eficaz para manter limpo o esgoto está em dois dos seus compostos, o carvacrol e o timol. São duas substâncias naturais com capacidade antimicrobiana que, de acordo com vários estudos, ajudam a eliminar bactérias e fungos. Ao entrar em contacto com a água quente, estas substâncias são libertadas e geram um efeito desinfetante e aromático. Basta colocar um pequeno punhado de orégãos secos no ralo da pia, deixar repousar por alguns minutos e enxaguar com água quente. A ideia é aproveitar as propriedades antibacterianas e aromáticas da especiaria para neutralizar odores desagradáveis e prevenir a proliferação de bactérias.
Os principais benefícios do orégão nesta proposta são:
- Neutraliza odores. : o orégão tem um perfume forte que pode disfarçar os maus odores dos canos.
- Propriedades antibacterianas. Muitos especialistas e diversos estudos apontam que o orégão contém compostos que ajudam a combater bactérias e fungos.
- Solução natural. É uma alternativa aos produtos químicos, ideal para quem procura opções mais ecológicas.

Método do orégano para melhorar os lavatórios
Os passos para combater eficazmente os maus odores dos lavatórios da cozinha com orégano são os seguintes:
- Aqueça a água até quase ferver.
- Deite uma colher de sopa de orégãos secos no ralo.
- Deite a água quente lentamente para que as folhas não se acumulem nem fiquem presas nas laterais do cano.
- Aguarde alguns minutos e enxague com mais água da torneira. Desta forma, obterá um efeito aromático e desinfetante sem risco de provocar obstruções.
Embora esta solução seja económica e ecológica e tenha muitos adeptos, especialistas em canalização alertam que ela deve ser usada com moderação (uma ou duas vezes por mês), pois as folhas secas de orégãos não se dissolvem completamente e podem acumular-se no sifão ou nas juntas dos canos. Com o tempo, isso pode entupi-los. Acrescentam que este método não elimina a causa real dos maus odores (eles serão “mascarados” por um bom tempo), que na maioria dos casos provêm de restos de gordura, comida ou sujeira acumulada. Por isso, recomenda-se primeiro fazer uma limpeza geral da área e depois aplicar esta técnica simples.
