Com a chegada do frio, é necessário poupar energia (e dinheiro), e uma das medidas mais difundidas na Europa são os painéis infravermelhos.
Os painéis infravermelhos são um moderno sistema de aquecimento radiante que substitui radiadores, caldeiras a gás e aquecedores elétricos, deixando as casas livres de eletrodomésticos, paredes com mais espaço e um menor gasto de energia.
Estes painéis não só permitem aquecer uma divisão de forma mais rápida e eficiente, como também consomem menos energia. Fazem-no graças à regulação inteligente através de aplicações móveis, permitindo ajustar com precisão a temperatura em cada divisão, reduzindo significativamente os custos operacionais, as avarias e as reparações.
Como funcionam os painéis infravermelhos
Os painéis infravermelhos radiantes funcionam emitindo radiação infravermelha que aquece diretamente as superfícies (paredes, pisos, móveis e o corpo humano), e não apenas o ar. Este método de transferência radiante oferece várias vantagens: maior conforto a temperaturas do ar mais baixas (normalmente entre 2 e 4 °C mais baixas), uma distribuição de calor mais uniforme e uma menor perda de calor devido a um fluxo de ar limitado.

Este sistema está entre os métodos de aquecimento mais económicos, não só graças à sua tecnologia, mas também a uma distribuição mais eficiente do calor na divisão. Num apartamento bem isolado, podem reduzir o consumo de energia em 10%, em comparação com os aquecedores elétricos clássicos ou os convectores a gás. Uma casa que muda para aquecimento por infravermelhos pode reduzir as suas despesas de aquecimento entre 25% e 70%, dependendo do tamanho da divisão e do nível de isolamento. Assim, a despesa anual com eletricidade pode ser reduzida em vários milhares de euros, sem comprometer o conforto térmico.
Enquanto o aquecimento convencional aquece principalmente o ar e perde parte do calor por convecção, os painéis infravermelhos irradiam diretamente sobre as paredes, o chão e os móveis, minimizando assim a perda de calor. Para muitas casas, é uma forma acessível de poupar sem sacrificar o conforto. E se puder gerir a partir de uma aplicação, onde quer que esteja, desliga-se, e onde quer que vá estar, aquece um pouco antes. Uma forma eficaz de controlar o aquecimento de uma casa quando o frio se aproxima, para evitar que a conta da luz aumente excessivamente.
Agora existem aquecedores infravermelhos que podem ser cobertos com os seus próprios quadros, integrados no ambiente como uma obra de arte ou disfarçados de espelho na casa de banho.
