Um menino chinês de 14 anos dá uma lição de tecnologia com um sistema «antidesertificação» para regar a Grande Muralha Verde

Jia Mingxuan, um adolescente, criou um sistema de rega por condensação que direciona a água acumulada dentro dos canos para a base das árvores em áreas com pouca chuva e ameaçadas pela desertificação. Este jovem conseguiu ganhar vários prémios devido a este sistema que capta a humidade do ar e abastece as mudas recém-plantadas nas zonas secas da China. Esta invenção é feita com tubos de aço simples e garrafas de plástico reutilizadas, que servem para criar um gradiente de temperatura que força a condensação. O avô de Jia comenta que, na década de 1960, a área recebia apenas 380 mm de chuva por ano, o que gerava dunas móveis e solo nu. A ideia deste jovem surgiu quando viu que o vapor condensava nos azulejos frios da cozinha da sua casa.

Funcionamento do mecanismo

O mecanismo utiliza uma diferença de temperatura controlada entre a parte exterior e a secção enterrada do tubo, permitindo que uma pequena cobertura superior do vento circule internamente, condensando a humidade presente no ar, mesmo em ambientes secos. Este mecanismo oferece uma solução de baixo custo capaz de complementar métodos digitais onde a infraestrutura tecnológica é difícil de implementar. Jia colabora atualmente com uma equipa de investigação de Xangai para melhorar a estabilidade do sistema. Eles estão a investigar bioplásticos e ligas leves como alternativas para aumentar a durabilidade e permitir a produção em grande escala sem aumentar os impactos ambientais.

Alice/ author of the article

Sou a Alice — tenho um blogue com dicas para o dia a dia: truques simples, economia de tempo e energia, inspiração para uma vida confortável e organizada.

O meu cantinho social