Foi lançada para uma ocasião especial. Uma moeda de 2 euros emitida em 2022 para celebrar o 35.º aniversário do Programa Erasmus tornou-se protagonista de uma inesperada agitação numismática. Trata-se de uma peça com um suposto erro de fabrico que foi colocada à venda por 19 000 euros.
Embora o valor pareça exorbitante para uma moeda ainda relativamente recente, o interesse pelas edições especiais e pelos seus defeitos demonstra mais uma vez até que ponto o mercado de objetos colecionáveis pode disparar.
A União Europeia emite todos os anos moedas comemorativas destinadas a celebrar marcos históricos, culturais ou institucionais. Cada país pode lançar duas edições especiais por ano e, por vezes, os Estados-Membros colaboram numdesign comum.
Apenas cinco moedas conjuntas foram produzidas na história do euro: em 2007 (Tratado de Roma), 2009 (décimo aniversário da União Económica e Monetária), 2012 (décimo aniversário do euro físico), 2015 (adoção da bandeira europeia) e 2022, data em que se comemoraram os 35 anos do emblemático Programa Erasmus.
A moeda escolhida

A moeda de 2022 foi selecionada através de uma votação pública online entre seis modelos avaliados por um júri profissional. O desenho vencedor mostra o humanista Erasmo acompanhado de linhas interligadas que simbolizam a sua influência intelectual em toda a Europa, juntamente com as inscrições «35», «1987-2022» e «ERASMUS PROGRAMME».
O reverso é comum a todas as moedas de 2 euros: o mapa do continente, o valor nominal e a palavra «EURO». Tal como as restantes moedas bimetálicas deste valor, pesa 8,5 gramas e mede 25,75 mm de diâmetro. A Espanha emitiu um milhão de peças para circulação, 12 000 em qualidade BU e 5000 em proof destinadas a colecionadores.
Um erro de quase 20 000 euros
Enquanto as unidades em perfeito estado são normalmente vendidas por cerca de 30 euros em lojas especializadas, o preço online varia de acordo com a conservação e a raridade. Mas o que mais chamou a atenção foi uma peça concretamente oferecida por 19 000 euros na plataforma de compra e venda eBay.
De acordo com um meio de comunicação internacional, o seu vendedor garante que apresenta um erro de fabrico, embora a natureza exata do defeito não tenha sido detalhada publicamente. No mercado numismático, os erros podem multiplicar o valor de uma moeda, mas não existe uma regra fixa, uma vez que entram em jogo a raridade, a procura e, em muitos casos, a especulação.
Este fenómeno não é novo, algumas moedas comuns com algum defeito aparecem em plataformas de compra e venda com preços completamente fora do mercado, chegando mesmo a atingir milhares de euros. No caso da moeda comemorativa de Erasmo, ainda não se sabe se alguém pagará os 19 000 euros solicitados. Por enquanto, o que conseguiu foi colocar novamente as moedas de 2 euros no centro do interesse público.
