A Qualidade está nas Nossas Mãos
O que é a Qualidade
Conjunto de propriedades e características de um produto ou serviço que lhe confere aptidão para satisfazer necessidades explícitas ou implícitas do cliente.
Definições de Qualidade
“Qualidade é a composição total das características de marketing, engenharia, produção e manutenção de um produto ou serviço, através das quais o mesmo produto ou serviço, em uso, atenderá as expectativas do cliente”.
FEINGENBAUM (1961)
“Conformidade com as exigências do consumidor”
CROSBY (1979)
“Qualidade é qualquer coisa que os clientes afirmam ser, e a qualidade de um produto ou serviço, em particular, é qualquer coisa que o cliente perceba como tal”.
BUZZELL & GALE (1987)
Supervisão
Com o aparecimento da manufatura, o artesão deixa de ser responsável por todas as etapas do processo produtivo, passando a fazer parte de um sistema de produção organizado, com definição de padrões da qualidade.
A figura dos mestres, capatazes, encarregados ou supervisores passa a assumir a função do controlo da qualidade.
Inspeção da Qualidade
Atividades associadas à medição, comparação e verificação do produto final.
➢ A figura dos inspetores da qualidade é fundamental para assegurar a conformidade dos produtos com as suas especificações.
➢ A Acção centraliza-se na identificação de produtos defeituosos, não havendo uma preocupação com o que origina o produto mal feito.
Garantia da Qualidade
Atividades centradas na monitorização, nomeadamente na análise dos desvios.
➢ Os métodos estatísticos voltados para as técnicas de amostragem possibilitam uma amostragem mais eficiente, eliminando a amostragem a 100%.
Controlo Estatístico da Qualidade
Atividades planeadas e sistemáticas que de uma forma integrada podem garantir que a qualidade desejada está a ser alcançada.
➢ Começa a ser dada ênfase à qualidade dos processos como fundamental para alcançar a qualidade do produto.
Gestão da Qualidade
➢ Atividades coincidentes com as da garantia, mas em que é enfatizada a integração na gestão global da organização.
➢ A questão da qualidade passa a abranger os aspetos técnicos, administrativos, organizacionais e a depender não só da engenharia e da estatística, mas também de ciências como a psicologia, a sociologia, a educação, a economia e a informática.
Gestão Total da Qualidade
➢ Filosofia de gestão focalizada na qualidade global dos produtos e dos serviços, tendo por finalidade a satisfação de todas as partes interessadas na organização.
Definições
➢ Eficiência: é o grau em que os objetivos são atingidos através da minimização da utilização de recursos.
Uma boa Eficiência permite terminar um trabalho aos menores custo e tempo possíveis, sem desperdiçar qualquer tipo de recursos, quer sejam eles humanos, materiais ou financeiros.
➢Eficácia: A Eficácia pode ser definida como o alcançar dos objetivos, a relação dos resultados em relação às metas propostas.
A Eficácia cria prioridades e ordens de precedência das tarefas a executar, de forma a que os objetivos sejam cumpridos e as metas propostas alcançadas.
➢ Eficiente, mas não eficaz, se administrar muito bem os seus recursos, mas não atingir os objetivos a que se propôs.
➢ Eficaz, mas não eficiente, se atingir os objetivos propostos, mas com um elevado desperdício de recursos.
➢ Eficiente e Eficaz, quando atinge os objetivos propostos, utilizando todos os seus recursos de forma racional, não os desperdiçando e utilizando de forma a aproveitar todas as suas capacidades.
➢ Nem Eficiente nem Eficaz, quando para além de não atingir os seus objetivos ainda esbanja os seus recursos.
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Obrigado
Sandra do Rosário
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