IPSS Opinião

VIVEMOS HOJE MAIS DO QUE OS NOSSOS ANTEPASSADOS. MAS VIVER MAIS SIGNIFICA VIVER MELHOR?

Written by omeucantinhosocial

Evoluímos para Onde? Artigo de Opinião e Partilha de Conhecimentos de Diana Gomes.

Em 2016, 1 em cada 5 Portugueses tinha mais de 65 anos, dados do INE. E apesar disso, Portugal é o país da União Europeia que menos investe nas pessoas de terceira idade, aliás apresentando as piores condições para cuidar dos idosos pela falta de investimentos credíveis e acompanhamento. Investimento credível e acompanhamento não é mais do que a criação de mais alojamentos (e na minha perspectiva pessoal, de maior qualidade); investimento nos cuidadores e em todos os que acompanham os idosos.
A realidade dos nossos dias é chocante. A população cada vez mais envelhecida tem à sua disposição uma oferta (bem inferior à procura) de soluções limitadas; dispendiosas; muitas ilegais e, no geral, com uma fraca qualidade de serviço.
A necessidade de garantir respostas sociais de qualidade, orientadas às necessidades e expectativas dos idosos foi já identificada há mais de 15 anos. A questão é: sendo tal conhecido há tanto tempo, porque as instituições ainda têm dificuldades em dar o passo nesse sentido?

Como é que a “Qualidade” entra nesta equação?

Já repararam que, nos dias de hoje, poucas são as empresas que não têm implementado um Sistema de Gestão da Qualidade? E porquê a Gestão da Qualidade?
Um Sistema de Gestão da Qualidade é um método estratégico que permite às instituições dirigir e controlar as actividades relacionadas com as expectativas dos clientes.
Através dos vários requisitos a implementar, a instituição passa a deter um conjunto de ferramentas que lhe permite identificar não só o que “querem” os seus clientes como também os requisitos legais; identificar riscos e oportunidades da actividade; planear as actividades tendo por base essas expectativas; monitorizar e controlar a prestação do serviço; avaliar a satisfação do cliente e melhorar continuamente através, por exemplo, de um adequado tratamento de problemas e até formação contínua aos seus recursos.
Todas estas actividades são suportadas por um conjunto de processos-chave que têm como finalidade ajudar a atingir os objectivos da Qualidade e demonstrar o comprometimento com a Missão e Política da Qualidade definida pela instituição.
A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade pode parecer um processo assustador mas, na opinião de quem o implementou, no final compensatório e vantajoso.
Se pretende melhorar os seus serviços e ser competitivo conte com a ajuda de profissionais, ávidos para lhe mostrar as vantagens desta ferramenta fundamental nas organizações, particularmente nas instituições de Resposta Social.

Se, na sua opinião, a “Qualidade” é cara, procurou saber quanto já gastou com a “Não Qualidade”?

Artigo escrito por Diana Gomes e transcrito na integra.

Muito Obrigada pela colaboração e pela excelente partilha Diana Gomes.

Sandra do Rosário

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